sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sugestões para o professor

Aos professores, companheiros de profissão, deixo aqui sugestões de cinco obras que me são muito queridas, para que vocês, se ainda não tiveram a oportunidade de apreciá-las, dediquem um tempinho para isso, pois vale a pena.


AO MESTRE COM CARINHO - 1967


Clássico do cinema que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60, este filme mostra a história de Mark Thackeray (Sidney Poitier em uma de suas melhores atuações), um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End e acaba enfrentando alunos indisciplinados. A classe, liderada por Denham (Christian Roberts) Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título) estão determinados a destruir Thackeray como fizeram com seu predecessor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray acostumado à hostilidade enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria.






UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA (1995) - ZIRALDO

Quem ainda não leu "Uma professora muito maluquinha" precisa tirar uma horinha para apreciar essa sensível história da professora que tinha um jeito todo seu de entender o mundo e um modo que todos achavam muito maluquinho de mostrá-lo aos meninos e meninas de uma escola de interior, ensinando-as a serem mais felizes.




PINÓQUIO ÀS AVESSAS (2005) - RUBEM ALVES
"Quando o assunto é educação, Rubem Alves é sempre referência. Eterno apaixonado por essa causa, suas crônicas buscam levar o leitor à reflexão sobre os aspectos conservadores que marcam o sistema educacional brasileiro. Neste livro o autor apresenta uma parábola que traz uma releitura da estória de um dos personagens infantis mais famosos do mundo. Focalizando a personagem Pinóquio, Rubem Alves inverte a estória original, na qual o boneco de madeira começa a "virar gente" à medida que vai à escola. A partir do ponto de vista de um garoto em carne e osso, sonhador, esperto e cheio de vida o autor dá um outro sentido à estória, despertando pais e educadores para um novo olhar sobre a educação. Com características que marcam o mundo infantil, como os "porquês" curiosos de uma criança, Pinóquio às Avessas é uma estória que vai provocar no leitor questionamentos sobre o modelo de ensino atual, que molda os alunos numa mesma forma, não dando asas a seus sonhos, desejos e realizações."
 
   
POR UMA EDUCAÇÃO ROMÂNTICA (2002)  - RUBEM ALVES 

"Estremeço quando me dizem que há entrevistadores de televisão e de jornais à minha espera. Sei, de antemão, a primeira pergunta que vão me fazer: ?O que é que o senhor acha da educação no Brasil??. A pergunta é banal porque eles já esperam uma resposta estereotipada. Querem que eu denuncie a falta de verbas, a condição de indigência dos professores, o mau aproveitamento dos alunos etc. Mas isso todo mundo já sabe. É um equívoco pensar que com mais verbas a educação ficará melhor, que os alunos aprenderão mais, que os professores ficarão mais felizes. Como é um equívoco pensar que, com panelas novas e caras, o mau cozinheiro fará comida boa. Educação não se faz com dinheiro. Educação se faz com inteligência. E aí, frustrando as expectativas dos entrevistadores, eu falo sobre coisas lindas que estão acontecendo por esse Brasil afora, no campo da educação. Porque o fato é que, a despeito de todas as coisas ruins e andando na direção contrária, há professores que amam os seus alunos e sentem prazer em ensinar. "


 O SORRISO DE MONALISA - 2003 
"Em 1953, quando o papel das mulheres era rigidamente definido, a professora de história da arte Katherine Watson (Roberts) começa a lecionar na famosa faculdade feminina Wellesley College, que apesar de sua reputação acadêmica é um ambiente onde o sucesso é medido pelo casamento das alunas. Encorajando estas mulheres a lutarem por um futuro melhor, Watson desafia a administração e inspira suas alunas a olhar além das imagens e considerar as possibilidades do que elas poderiam ser."




Divirtam-se e reflitam também.
 
Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário