sexta-feira, 13 de março de 2015

Para ajudar na organização, faça listas!


Este ano tive um início das aulas bem animador. Planejei muita coisa bacana para meus alunos e estava até ansiosa para colocar minhas ideias em prática. Só que, terminado o primeiro mês, houve mudanças radicais na escola e tudo passou a ser totalmente diferente das minhas perspectivas: troca de turmas, de horários, de disciplinas, meus projetos todos indo por água abaixo... Caos geral! 

Depois do reset que me deram e de estar parcialmente refeita do choque, sentei-me, então, em frente ao computador para fazer novos planejamentos e atividades para minhas turmas atuais. Só que não consegui bater em uma tecla sequer. Fiquei sem reação, tentando colocar ordem em meus pensamentos. O pior de tudo é que eu havia deixado de fazer serviço de casa para adiantar o da escola e acabei não fazendo nenhum dos dois. Mas sabe o que acontece? Eu não consigo me organizar se não tiver uma listinha de tarefas como guiança, e, ao me sentar para montar minhas aulas, fui de mãos abanando. Por isso fiquei mais perdida do que cego em tiroteio.

Como já estava tarde, não sairia mais nada mesmo porque o cansaço estava à postos. Peguei meu caderninho de organização mental e escrevi ali os motivos e possíveis soluções para evitar contratempos como o que ocorreu. Feito isso, parti para a montagem da minha lista de demandas da escola para me orientar no momento de planejar as minhas atividades. Eu, inclusive, costumo fazer listinhas para tudo, pois elas me mostram como andam minhas ações e o que eu já conclui.

Lista, listinha, listão

Não importa o tamanho, elas funcionam!

Coincidentemente estou relendo o livro "Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora", de Rita Emmett, porque procrastino às vezes, e lá aborda-se esta questão de se fazer listinhas. Separei alguns pontos que julgo importantes para compartilhar aqui.

1. Por que as listas são importantes?


As listas são importantes porque:
  • Ajudam a lembrar o que tem de ser feito.
  • Mantêm o foco.
  • Orientam ao mesmo tempo que são motivadoras.
  • Proporcionam o estabelecimento de metas.
  • Auxiliam na definição de prioridades.
  • Dão alegria quando você risca o que já foi feito.
  • Permitem que se visualize as tarefas.
  • Organizam e esclarecem seu pensamento, podendo sair do genérico para o específico.

2. Como cuidas das listas?



Para que suas listas deem certo, você precisa cuidar delas.

Em primeiro lugar, você deve estabelecer um lugar para colocar sua lista e consultá-la sempre. Pode ser na agenda, no quadro de avisos, na porta da geladeira... Não importa onde, mas que seja um local a que você tenha sempre acesso. Daí, cuidar e recorrer a ela com regularidade se tornará um hábito.

A segunda dica é colocar a data no alto de sua lista e não a jogar fora depois que terminar as tarefas. De fato é muito bom folhear as listas já finalizadas e constatar o que foi realizado ao longo do período. Fazer isso é como uma mola que nos impulsiona a continuar a cria-las.

A terceira dica, e não menos importante é que se você perceber que ao criar novas listas repete itens não realizados na anterior, de duas, uma: ou você os cumpra hoje ou estabelece uma data para isso, ou decida que não os fará. Fazendo isso será uma cobrança a menos, pois podemos nos sentir incompetentes encontrando sempre essas tarefas em nossas listas. Decidindo pela não repetição, volte à lista anterior e escreva na frente do item “Omitir” ou “Não é prioritário”. Assim você saberá qual foi o destino dele. Se um dia for propício retomar a ideia e coloca-la em prática de imediato, volte com ela para a sua lista atual.






3. Quando é o melhor horário para você montar suas listas?

Muito simples: você é diurno ou noturno? Em qual período do dia você se concentra melhor ou está com a mente mais arejada? Siga seu horário interno, sente-se com papel e caneta em mãos e comece a se organizar. No meu caso, curto fazer minhas listinhas no domingo pela manhã, após tomar o café, pois, ao mesmo tempo em que ainda estou com a mente fresca do fim de semana, já penso em como será minha semana, tudo sem perder o foco.

Então, se sente sua vida meio desorganizada, experimente fazer suas listas. Abaixo há alguns modelos para você se inspirar bastante. No site/blog de origem há o link para baixa-las.

Sucesso para você!


Lista de tarefas 04
Fonte


Fonte


Fonte


Fonte


Fonte


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário